“Para mudar o mundo, basta começar mudando o seu próprio. Comece por você: seja justo, seja um pai melhor, seja um professor campeão e dê aulas magníficas – e quando o fizer, faça-o com alegria. Se você é um médico, cuide dos seus pacientes da melhor maneira possível. Se você é uma mãe, cuide com amor e com carinho dos seus filhos. O meu objetivo é esse: fazer as pessoas crescerem, realizarem seus sonhos e serem autoras das suas próprias histórias”

PLANO DE GOVERNO

Apresentamos nosso Plano de Governo com as principais propostas para garantia do desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico do Município de Montes Claros, sempre comprometido com os interesses do cidadão montesclarense. Em nosso Plano de Governo propomos uma gestão moderna, eficiente, eficaz, humanizada e democrática, que atenda aos anseios da população de Montes Claros e dos servidores da administração municipal. Propomos dar ênfase na educação integral, na saúde de qualidade, no desenvolvimento socioeconômico, nas obras de infraestrutura, no fortalecimento da defesa social e da segurança pública, no esporte, lazer e cultura, valorizando da vida e o bem-estar das pessoas. Nossa expectativa é de construir uma gestão participativa em que o cidadão tenha voz e vez, que se sintam realmente ouvidos, porque iremos executar todas as propostas com qualidade e excelência, buscando sempre o melhor para alcançarmos uma sociedade justa e mostrar que JUNTOS PODEMOS MAIS!

NOSSAS PROPOSTAS
Educação

- Ampliar o número de alunos da Rede Municipal para 45.000 alunos até 2024.

- Atender na rede de creches municipais ou conveniadas 100% das crianças de 0 a 3 anos das famílias com renda até 3 salários mínimos.

- Construir 40 creches com capacidade de 250 alunos cada uma, para atender 10.000 crianças em horário integral. Custo de cada creche: R$ 2,5 milhões de reais. 40 x 2,5: 100 milhões de reais. Empréstimo do BID ou FNDE ou BNDES.

- Municipalizar 13 (treze) Escolas Estaduais da cidade e da Zona Rural que atendem ensino fundamental de 1º ao 9º ano que não possuem sustentabilidade financeira, por ter custo superior ao que arrecadam do FUNDEB.

- Construção de mais 10 escolas de Ensino Fundamental de 1º a 9º ano para consolidar o ensino em tempo integral. Custo de cada escola: 4 milhões de reais. Investimento total: 40 milhões de reais. Recursos oriundos do BID / FNDE / BNDES ou de vendas de ativos da PMMC.

Dentre outras propostas.

Saúde

- Cobertura 100% da população de Montes Claros com Estratégia de Saúde da Família – ESF. Meta atingida em 2016: 140 equipes de ESF.

- Construção de 25 novos Unidades Básicas de Saúde – UBS nos vários bairros da cidade para abrigar com qualidade as sedes das equipes de ESF.

- Transformação do atual prédio da PMMC no CFM – Centro de Especialidades Médicas. Espaço que vai oferecer consultas especializadas, exames complementares de análises clínicas, patologia e imagem à população. Além de tratamento especializado nas áreas médicas, fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura, homeopatia, pequenas cirurgias, atendimento farmacológico. O CEM terá especialistas de todas as áreas médicas para atender com rapidez e qualidade a população de Montes Claros e região.

- Implantar e equipar três UPAS – UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO PARA ATENDIMENTO DAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. ● UPA Chiquinho Guimarães - colocar em funcionamento ● UPA Alpheu de Quadros - reformar e adaptar ● UPA do grande Santos Reis - construir

- Credenciamento do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro das Silveira como Hospital de Alta Complexidade. ● Ortopedia ● Cardiologia ● Oncologia ● Neurologia ● Nefrologia ● Urologia ● Maternidade de Alto Risco ● Urgência e emergência ● Ampliação dos leitos de UTI neonatal e adulto ● Implantação de 10 leitos UTI pediátrica

- Apoiar a implantação de Laboratório de Análises Clínicas e Patologia com plataforma de alta produção e custos baixos. Produção Industrial.

- Implantação do Centro de Diagnóstico de Imagem do CEM – Centro de Especialidades Médicas de Montes Claros.

Desenvolvimento Social: Emancipação e Autonomia

Programa Renda Melhor para fortalecer os programas sociais do Governo Federal, especialmente o BOLSA FAMÍLIA. Trabalhar com as mães do Bolsa Família, para que elas sejam capacitadas e motivadas a desenvolver atividades produtivas de artesanato, reciclagem, agricultura urbana, coleta de óleos domiciliares, lavar roupa, coleta seletiva, trabalho em creches comunitárias, nas Igrejas, nas associações ou cooperativas de produção, fabriquetas de doce, de fraldas descartáveis, de vassouras, de caixas de embalagens. O objetivo é gerar pelo menos um salário mínimo de renda familiar. Na medida que forem atingindo esta renda, elas irão devolver o cartão do Bolsa Família, para o Governo Federal. É a emancipação e autonomia das mulheres fortes de Montes Claros. Para incentivar a adesão ao Programa a PMMC e empresas parceiras, que trabalham com reaproveitamento de materiais/ reciclagem pagarão a estas mães a quantia mensal mínima de R$ 20,00 (vinte reais) em seu cartão Bolsa Família. A equipe de assistentes sociais das PMMC deverá fazer reuniões com grupos de 1.000 (mil) mães nos ginásios da cidade para motivá-las, capacitá-las a participar desse programa. ● Criar associações de mães do Bolsa Família. ● Criar programas para mães voluntárias. ● Reuniões mensais, fazer pelo menos 25 associações em todos os regionais da cidade, inclusive na zona rural.

Esporte, Lazer e Juventude: Prazer, alegria, promoção social, civismo. 

 

- Construção do Estádio Municipal de Futebol – MOCÃO no bairro Delfino Magalhães.

- Reforma e modernização do campo do Ateneu no bairro São José. - Conclusão da reforma e modernização dos equipamentos esportivos da Praça de Esportes – Montes Claros Tênis Clube – quadras, piscinas, áreas de lazer, ginásio Darcy Ribeiro, banheiros / vestiários. Transformar no centro de treinamentos das equipes de todas as modalidades esportivas de Montes Claros.

- Conclusão da praça de esporte e cultura no bairro Santa Lúcia.

- Construção do centro de iniciação esportiva ao lado do Mocão.

- Reforma, modernização e ampliação do antigo CEAME no bairro Santos Reis. Espaço com duas quadras cobertas, vestiários, banheiros, sala de jogos. Vai se transformar no espaço esportivo e recreativo do grande Santos Reis.

- Construção de 10 (dez) campos de futebol com grama sintética, iluminação, vestiários, banheiros e com alambrados para prática do futebol nos três turnos (mat / vesp / not) nos bairros de Montes Claros – MG.

- Construção do Espaço de Eventos da Juventude de Montes Claros em terreno de 100 mil m2 , situado no bairro Guarujá e Independência, próximo ao lago do bairro Interlagos. Será semelhante MEGASPACE DE VESPASIANO – região metropolitana de BH. 

Meio ambiente

- Implantação do Boulevard Ibituruna
- Implantação do parque Marcelo Mameluque no bairro Ibituruna.
- Revitalização da Lagoa do bairro Interlagos
- Implantação do Lago no bairro Canelas
- Implantação de ciclovias e pistas de caminhada ao longo dos córregos não canalizados: ex.: Cintra, Edgar Pereira, Paixão, Alcides Rabello, Renascença.
- Construção de barraginhas na zona rural para retenção de água de chuva.
- Revitalizar as nascentes dos rios e córregos de Montes Claros e recuperação de áreas degradadas.
- Plantio de pelo menos 200 mil árvores nas ruas, avenidas, parques e áreas verdes de Montes Claros nos próximos 04 anos.
- Sinalização ecológica da cidade com placas indicativas dos parques, rotas para os distritos, circuito do frango caipira, circuito da pamonha, circuito da carne de sol, circuito da mandioca, circuito do doce de leite, circuito do biscoito / rosca, circuito do queijo/ requeijão.
- Fortalecimento do setor de licenciamento ambiental. Assumir liberação / licenciamento de projetos classes I, II, III e IV.

Administração Pública: boas práticas, tecnologia, humanização, eficiência, planejamento, controles, transparência.

 

Implantar a cultura da boa gestão aplicando as melhores práticas na administração pública. Valorizar os recursos públicos, pagando salários em dia, estimulando o pessoal com pagamento de produtividade, comprando a preços de mercado, nas quantidades e qualidades adequadas, com respeito aos contratos e pagamento pontual dos fornecedores de serviços e produtos. Controle dos estoques, dos recebimentos das mercadorias, transparência total para a sociedade e para os órgãos de controle. Promover os registros contábeis e financeiros em tempo real. Instrumentalizar toda a equipe com a melhor tecnologia.